No início, os sintomas do câncer de tireoide são sutis e geralmente não levantam suspeitas imediatas. Em muitos casos a investigação é iniciada por um achado de ultrassonografia, ainda sem sintomas aparentes. Por outro lado, frequentemente recebo dúvidas sobre como identificar precocemente o câncer de tireoide. Para esclarecer as dúvidas, resolvi escrever esse texto: Quais são os principais Sintomas do Câncer de Tireoide?
Vale lembrar que o câncer de tireoide inicial geralmente é assintomático. A presença dos sintomas abaixo sugere investigação detalhada por um cirurgião de cabeça e pescoço.
Um pouco sobre Câncer de Tireoide
Quais os sintomas do Câncer de Tireoide?
Quando sintomático, o câncer de tireoide pode se manifestar com nódulo ou inchaço indolor no pescoço, aumento dos linfonodos, alterações na voz, sensação de algo preso na garganta, dentre outros sintomas.

1. Nódulo ou inchaço no pescoço
A percepção de um nódulo ou inchaço indolor na região anterior do pescoço é uma das principais queixas manifestadas pelos pacientes ou percebidas pelo exame físico. Se o nódulo for endurecido há maior probabilidade de malignidade. Se você tem um nódulo no pescoço, lembre-se: existe uma infinidade de doenças benignas que também se comportam por meio de nódulos. Logo, nem todo nódulo é câncer de tireoide. Para saber mais sobre essas outras doenças, veja esse texto: Caroço no Pescoço – O que pode ser? Pode ser câncer?
2. Aumento dos linfonodos cervicais
Em alguns casos, em especial nos homens e nos jovens, o câncer de tireoide pode se manifestar inicialmente com aumento das ínguas (dos linfonodos) do pescoço. Caso a investigação confirme um câncer de tireoide, isso pode significar uma doença avançada, que necessita de tratamento cirúrgico cuidadosamente planejado. Novamente, uma avaliação individualizada é necessária.
3. Alterações da voz
A tireoide está muito próxima dos nervos que controlam as pregas vocais (os nervos laríngeos inferiores). Por esse motivo, o crescimento do nódulo pode provocar compressão ou invasão desses nervos resultando em rouquidão (disfonia) provisória ou mesmo definitiva. Em alguns casos, a rouquidão pode ser um dos sintomas do câncer de tireoide avançado ou de outras doenças oncológicas ou não. Veja também: Rouquidão pode ser Câncer de Laringe?
4. Dificuldade para respirar ou para engolir
A tireoide também fica bem próxima do esôfago e da traqueia. A compressão dessas estruturas pelo nódulo pode provocar dificuldade para engolir (disfagia) e falta de ar (dispneia). Nos tumores mais avançados, também podem ocorrer sangramentos (tosse com rajas de sangue).
5. Sensação de algo preso na garganta
Outra queixa referida pelos pacientes com nódulos tireoidianos maiores é a sensação de algo preso na garganta, “uma sensação de bolo na garganta”. Trata-se do efeito de massa provocado pelo nódulo, sintoma mais comum nos tumores maiores.
É indicado exame de rastreio para câncer de tireoide?
Note que os sintomas do câncer de tireoide ocorrem geralmente nos nódulos maiores. Logo, resta aquela dúvida: está indicado algum exame para detectar tumores de tireoide de forma mais precoce?
Sabemos que para câncer de mama e de próstata, o rastreio auxilia o diagnóstico precoce, permite o tratamento em estágio inicial e reduz a mortalidade pela doença. No entanto, isso não é verdade para o câncer de tireoide. Vários estudos demonstram que realizar um ultrassom de tireoide para rastreio não altera a mortalidade pela doença. Por esse motivo não se indica ultrassonografia de tireoide para todos os pacientes.
Claro que isso não é regra. Em alguns casos, está indicada a investigação rotineira. Podemos citar os familiares dos pacientes com carcinoma medular de tireoide e os pacientes vítimas de radiação na infância.
O problema do “Overdiagnosis” no Câncer de tireoide
Algo muito comentado atualmente sobre o câncer de tireoide é o “overdiagnosis” (sobrediagnóstico). Trata-se da investigação exagerada incluindo punção de micronódulos tireoidianos. A indicação de cirurgias para esses nódulos (geralmente indolentes) pode resultar em complicações desnecessárias e terapia de reposição hormonal por toda a vida.
Resumindo esse texto:
Nem todos precisam fazer ultrassom do pescoço. Nem todo nódulo de tireoide precisa ser puncionado. Nem todo nódulo de tireoide precisa ser operado…
Agora que citei os principais sintomas do câncer de tireoide, ressalto mais uma vez que a investigação deve ser individual para cada paciente.
Veja também: Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA.