O câncer de cabeça e pescoço representa um conjunto de doenças malignas que envolvem os órgãos da cabeça e do pescoço. Nessa região encontram-se pele, nariz, boca, garganta, laringe, seios paranasais, mandíbula, maxila, olhos, tireoide, glândulas salivares e muitos outros órgãos importantes. Os sintomas, a investigação, o tratamento e o acompanhamento vão depender do tipo, da localização e do estadiamento do tumor!
Note que são infinitas as possibilidades. Cada paciente com câncer de cabeça e pescoço é único e deve ser avaliado de forma individual. Se você está procurando um cirurgião de cabeça e pescoço, pode agendar uma consulta comigo aqui em goiânia.

Para esclarecer um pouco mais sobre essa doença, resolvi escrever um texto com as principais perguntas a respeito. Espero ajudar.
Um pouco sobre Câncer de Cabeça e Pescoço
Quantas pessoas adquirem essa doença?
De acordo com a OMS, em 2022 aqui no Brasil, tivemos 61.054 pessoas diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço. São mais de 167 novos casos todos os dias, ou seja, quase 7 casos novos a cada hora!
Ainda em 2022, os órgãos mais afetados foram:
- Câncer de Tireoide – 31 mil casos;
- Câncer de Boca – 11 mil casos;
- Câncer de Laringe – 9 mil casos;
- Câncer de Garganta – 8 mil casos.
Veja que são muitas pessoas diagnosticadas. Tratar-se de uma demanda oncológica grande que exige uma equipe de saúde especializada e multiprofissional.
A imagem abaixo mostra a distribuição mundial dos casos de câncer de cabeça e pescoço em 2022. Note que o Brasil está entre os países com maior taxa de incidência da doença!

Quantas pessoas morrem por Câncer de Cabeça e Pescoço?
Ainda de acordo com a OMS, em 2022 aqui no nosso País, tivemos 16.505 mortes registradas causadas por câncer de cabeça e pescoço. Ou seja, a cada dia, 45 pessoas morrem por essa doença!
Quando consideramos os diferentes tumores, os mais letais (os que mais matam) são:
- Câncer de Laringe – 5.511 mortes;
- Câncer de Boca – 4.700 mortes;
- Câncer de Garganta – 4.700 mortes;
- Câncer de Tireoide – 1.103 mortes.
Apesar de ser o mais frequente, o Câncer de Tireoide tem uma mortalidade inferior que os demais. Ou seja, tende a ter maiores chances de controle e cura que os outros tipos. Os tumores mais graves continuam sendo aqueles relacionados ao tabagismo, como veremos adiante.
Veja a imagem abaixo. Ela retrata a distribuição mundial das mortes por câncer de cabeça e pescoço em 2022. O nosso País está entre os países com maiores taxas de mortalidade por esse tipo de doença…

Quais são os fatores de risco?
Sabemos há bastante tempo que o hábito de fumar é o principal fator de risco associado ao câncer de cabeça e pescoço. Existem, no entanto, outros fatores de risco que não são sempre lembrados. Vamos ver cada um deles.
Tabagismo – O cigarro aumenta o risco para câncer de boca, garganta e laringe em até de 5 a 25 vezes. Quanto maior o tempo de tabagismo, maior o risco.
Alcoolismo – O alcoolismo também está associado ao câncer de boca e de garganta. O álcool atua também como potencializador do efeito carcinogênico do tabaco.
Vírus HPV – A infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) já é sabidamente associada ao desenvolvimento do câncer de garganta (em especial, de orofaringe).
Vírus EBV – Principalmente nos países orientais, o EBV (Vírus Epstein–Barr) está associado ao desenvolvimento de câncer de nasofaringe.
Baixos níveis educacionais – Potencialmente devido ao aumento da exposição aos fatores de risco, como tabagismo e alcoolismo.
Exposição a radiação ionizante – Principalmente na infância, esse é um fator de risco importante para desenvolvimento de câncer de tireoide. A radiação pode ser tanto ambiental (desastres radioativos) ou médica (tratamento radioterápico).
História Familiar – Predisposições genéticas e o histórico familiar de câncer podem aumentar o risco de câncer de cabeça e pescoço. Como exemplo, podemos citar alguns tipos de câncer de tireoide (como o carcinoma medular de tireoide).
O que é o Carcinoma Espinocelular?
Carcinoma Espinocelular é um termo bastante comum visto nos resultados das biópsias! Isso não é por acaso. O carcinoma espinocelular (ou CEC) é o principal tipo de câncer envolvendo as regiões da cabeça e do pescoço (desconsiderando a tireoide).
Trata-se de um tipo de tumor que se origina das células escamosas do corpo. Essas são células encontradas na camada superficial da pele e também nas mucosas do corpo (como boca e garganta, por exemplo).
Quais os principais sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço?
Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço vão ser diferentes de acordo com a localização do tumor. Um tumor de tireoide pode apresentar apenas a sensação de nódulo no pescoço; tumores na garganta podem iniciar com dor para deglutir; tumor de laringe são famosos por provocar rouquidão; tumores de rinofaringe podem causar nariz entupido; e assim por diante.
Veja também os seguintes textos que escrevi para você:
- Quais os Sintomas do Câncer de Garganta? Os 8 principais!
- Quais os Sintomas do Câncer de Boca? Os 5 principais!
- Quais são os Sintomas do Câncer de Tireoide? Os 5 principais
Em geral, são sintomas que perduram por mais de duas semanas. Infelizmente, venho atendendo muitos pacientes em estágios já avançados. Isso se deve ao desconhecimento ou a pouca importância dada aos sintomas iniciais! Repasse esse texto para que você ache necessário.
Quais os exames usados na investigação?
Estando diante de um paciente com os sintomas iniciais (ainda mais se tiver algum fator de risco associado), deve ser iniciada uma investigação para câncer. Isso pode ser feito por meio de exames de imagem, punção ou biópsias. Veja:
Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética – Esses são exames de imagem que permitem definir com precisão o tamanho do tumor, sua profundidade e sua relação com os vasos, nervos, músculos e outras estruturas da cabeça e do pescoço. Pode ser um importante aliado para o planejamento do tratamento.
Ultrassonografia – Bastante utilizado para a investigação dos nódulos tireoidianos. Por meio desse exame, o nódulo é classificado de acordo com o TIRADs. Veja esse texto: Nódulo de Tireoide Ti-RADS 5 no Ultrassom. O que isso quer dizer?
Nasofibroscopia e Videolaringoscopia – Esses exames utilizam uma pequena câmera pelo nariz ou pela boca para visualizar o tumor. Em alguns casos, é possivel realizar a biópsia com o auxílio dessa câmera.
PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada) – Esse nome complicado representa um exame de imagem que ressalta áreas de metabolismo elevado em todo o corpo. É muito útil na investigação dos tumores de primário desconhecido (em que os gânglios aumentados são os primeiros sintomas) e na identificação de metástases distantes.
Punção Aspirativa Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) e Análise por Citologia – Uma agulha fina pode ser utilizada para retirar um líquido de dentro de um nódulo. Esse líquido é avaliado em laboratório (Citologia) na busca de células cancerígenas.
Biópsia, Anatomopatológico e Imunohistoquímica – Um pequeno fragmento do tumor é retirado para ser avaliado no microscópio. A partir disso é possível determinar com precisão o tipo e a agressividade do tumor.
Como é feito o tratamento?
Mais uma vez, o tratamento do câncer de cabeça e pescoço vai ser diferente a depender de algumas características do paciente e do tumor:
- Tumor – Tipo, localização, estadiamento etc;
- Paciente – Idade, comorbidades, pensamentos e desejos.
A partir disso, um plano terapêutico será traçado em conjunto com o paciente, a família e o médico assistente. Após o tratamento, é necessário um acompanhamento periódico, já que todos câncer pode apresentar recidiva.
A importância do diagnóstico precoce!
Estamos falando de câncer. Por isso, temos é vida! Para qualquer tipo de tumor malígno, as chances de cura são maiores quando o tratamento é realizado no início da doença. No entanto, a falta de informação ou mesmo a pouca importância dada pelo paciente aos seus sintomas, prostergam a procura ao médico.
Como disse acima, infelizmente tenho atendido muitos casos já avançados. Vamos lutar para que isso mude!
Como prevenir?
Qual a prevenção para o câncer de cabeça e pescoço? Reduzir a exposição aos fatores de risco!
Abandono do tabaco e do álcool – É sem dúvida a medida mais eficiente para reduzir o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.
Vacinação contra o HPV – A vacinação contra o HPV, em especial nas populações mais jovens, tem sido uma importante medida preventiva para o câncer de garganta.
Mudança de estilo de vida – Investir em uma dieta balanceada rica em frutas e vegetais, praticar atividade física regular, evitar exposição a substâncias cancerígenas conhecidas… São componentes importantes para prevenir não só câncer, mas também diversas outras doenças crônicas!
Diagnóstico precoce – Mais uma vez voltamos a esse tópico. O diagnóstico precoce é sim um tipo de prevenção do câncer. Chamamos de Prevenção Secundária!
Espero que tenha gostado desse texto. Escrevo para você: paciente, familiar, conhecido de alguém doente ou mesmo população em geral. Use e compartilhe essas palavras, pois…
Informação é Poder!
Veja também esses textos: