Antes de falar sobre a Cirurgia da Parótida, O que é a Parótida? A Parótida é uma glândula salivar que se localiza anteriormente à orelha, de ambos os lados. Felizmente, a maioria dos nódulos que surgem nesse órgão é composta por tumores benignos, os chamados Adenomas Pleomórficos. Mesmo assim, o tratamento é cirúrgico, a Parotidectomia.
Essa não é uma cirurgia simples. Isso porque dentro da glândula parótida, situa-se o Nervo Facial, “escondido”, “enterrado” e por conseguinte trabalhoso para ser encontrado. Esse nervo possui diversas ramificações que controlam o movimento dos músculos da face. A mínima lesão de algum desses ramos pode significar uma paralisia facial definitiva, ou seja, sequelas como boca torta e incapacidade de fechar o olho.
Portanto, essa cirurgia deve ser realizada em serviços especializados a fim de remover a lesão com boas margens com maiores chances de preservar a movimentação facial e a estética pós-operatória!
A Cirurgia da Parótida
“Doutor, preciso tirar esse caroço do meu pescoço”
A imagem acima demonstra a cirurgia da parótida em um paciente jovem com tumor benigno medindo cerca de 2,5cm. Veja a dissecção cirúrgica dos ramos inferiores (marginal e cervical) do nervo facial, dentro da glândula parótida.
Veja mais…
- NICAP. Cirurgias da Parótida. 2019.
- Outras Cirurgias…