Quais os Sintomas do Câncer de Boca? Os 5 principais!

É fundamental informar e alertar para os principais sintomas do câncer de boca. Quanto mais inicial for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura!

Você sabe quais são os principais sintomas do câncer de boca? Todos nós já tivemos aftas na boca. Mas quando diferenciar uma afta benigna de um câncer? De acordo com a OMS, só no ano de 2022, tivemos mais de 11 mil novos casos de câncer de boca aqui no Brasil. Neste mesmo ano, ocorreram cerca de 4.500 óbitos pela doença. Simplificando os números: no nosso País, são diagnosticados cerca de 30 novos casos a cada dia!

O diagnóstico precoce é um fator decisivo para a cura desses pacientes. Por esse motivo, torna-se fundamental informar e alertar para os principais sintomas do câncer de boca.

Os Principais Sintomas do Câncer de Boca
Os Principais Sintomas do Câncer de Boca

Os Sintomas do Câncer de Boca

Em geral, os principais sintomas do câncer de boca envolvem feridas orais que não cicatrizam, nódulos cervicais, manchas na boca, dor, sangramento, dentre outros. Vejamos cada um deles.

1. Feridas ou caroços na boca

As aftas são comuns. Mas é preciso ficar atento àquelas aftas que demoram mais do que 14 dias para desaparecerem. Nesses casos, uma investigação direcionada deve ser realizada para afastar a possibilidade de câncer de boca. Essas feridas podem ou não ser acompanhadas por dor.

Mesmo sem a formação das úlceras, podem ser percebidos “caroços” endurecidos na língua ou em outras partes da boca. Eles também merecem ser investigados.

Segundo alguns estudos, as feridas orais foram o primeiro sintoma percebido pelos pacientes em mais de 70% dos casos. Note a importância de não subestimar as feridas na boca. Logo, se for uma ferida persistente, ela deve ser investigada por um profissional adequado.

2. Nódulo ou inchaço no pescoço

O nosso organismo consegue se defender das ameaças do meio ambiente por diversas maneiras, as quais chamamos de sistema imunológico. A drenagem linfática contribui para esse sistema carregando microorganismos, células estranhas e outros componentes para os gânglios do pescoço (linfonodos, ínguas, landras).

O mesmo ocorre frequentemente no câncer de boca: as células cancerígenas são “drenadas” e podem se disseminar para os linfonodos do pescoço. Chamamos de metástases linfonodais.

Lembre-se de que nem todo caroço no pescoço é câncer. Mas a depender das características, eles devem ser investigados. Veja também: Caroço no Pescoço – O que pode ser? Pode ser câncer?

3. Manchas vermelhas ou brancas

Na maioria dos casos, o câncer de boca não se inicia já como câncer. Inicialmente, ele pode ser uma lesão precursora que evolui para câncer.

Tratam-se de lesões brancas ou vermelhas. Nós, profissionais, damos nomes complicados para essas manchas: eritroplasia e leucoplasia, respectivamente. Se surgir uma área esbranquiçada ou avermelhada na sua boca e se ela perdurar por mais que duas semanas, procure um profissional de saúde.

4. Dificuldade ou dor para engolir ou falar

Nos casos um pouco mais avançados, um nódulo ou ferida maiores podem causar dificuldade ou dor para mastigar, engolir ou falar. Pode ocorrer também alteração dos movimentos da boca, como língua presa e dificuldade para abrir a boca.

Tais alterações não são normais e devem ser valorizadas para uma investigação detalhada, especialmente se durarem mais que duas semanas.

5. Sangramento oral

As aftas podem sangrar um pouco. Isso é normal. Mas aquele sangramento persistente, volumoso, sem explicação prévia, associado a dor ou a um nódulo na boca… Isso não é normal.


Note que esses cinco sintomas são um direcionamento do comportamento do câncer de boca na maioria dos pacientes. Na presença dessas cinco características, o risco de se tratar de um câncer de boca aumenta muito! Vale ressaltar que cada paciente é único e deve ser avaliado em sua individualidade.

A Importância do Diagnóstico Precoce

O câncer de boca pode ser uma doença agressiva e de difícil controle, em especial nos casos avançados. Nos pacientes com tumores avançados, o tratamento pode envolver cirurgias mutilantes, radioterapia, quimioterapia e um longo período de acompanhamento. Sem contar o alto risco de recidiva e a alta taxa de mortalidade pela doença.

O conhecimento dos sintomas do câncer de boca pode ajudar na identificação dos pacientes na fase inicial do câncer. Então, lembre-se da mensagem mais importante do texto:

Quanto mais inicial for o diagnóstico do câncer de boca, menor será a cirurgia necessária, menor a mutilação e melhores serão as chances de cura!

Portanto, se você possuir algum desses sintomas do câncer de boca ou conhecer alguém nessa situação, recomendo fortemente uma consulta com um profissional adequado!

Compartilhe!
Dr João Elias

Dr João Elias

Cirurgião de Cabeça e Pescoço
CRM-GO 26521 | RQE 20037
Hospital do Câncer Araújo Jorge, ACCG
Casado | Cristão | Desenhista

Artigos: 27